da Efe, em Bagdá
O Exército dos Estados Unidos matou neste domingo o filho e outro parente do governador da Província iraquiana de Salah ad Din, Hamad al Qaisi, em uma operação contra a rede terrorista Al Qaeda, de Osama Bin Laden, nos arredores de Tikrit (175 km ao norte de Bagdá).
Fontes da administração da Província de Salah ad Din confirmaram a morte do filho de Qaisi, mas não revelaram a identidade da outra vítima.
A agência de notícias independente Aswat al Iraq informou hoje que o outro morto era o sobrinho do governador e acrescentou que o filho de Qaisi tinha 17 anos.
As fontes provinciais disseram à agência Efe que Qaisi está na Turquia, mas que de lá deu instruções para a interrupção do trabalho administrativo do governo e das relações com as tropas americanas em protesto pelas mortes.
O governador já anunciou que renunciará caso não se inicie uma investigação independente e os culpados pelas mortes de seus familiares não sejam punidos.
Por sua parte, o comando militar americano informou sobre o incidente, ocorrido em Biji, a 30 km ao norte de Tikrit, capital de Salah ad Din.
Um porta-voz das tropas estrangeiras explicou à Efe que os soldados americanos atacaram dois homens armados "em legítima defesa" e que somente depois souberam que eles eram ligados a Qaisi, mas não revelaram o parentesco.
As forças dos EUA realizavam uma operação de busca de supostos membros e responsáveis pelas finanças da Al Qaeda, durante a qual invadiram uma casa e se enfrentaram com as duas vítimas, explicou o porta-voz.
Um suposto membro da organização terrorista também foi ferido e preso, segundo o Exército americano.