Boeing 737 bate na pista, pega fogo e mata 50 na Rússia
Do UOL, em São Paulo
Rota do Boeing 737 que explodiu
- Avião partiu de Moscou e caiu em Kazan (720 km da capital russa). Ao menos 50 morreram
Entre os mortos estão Irek Minnikhanov, 33, filho mais velho do presidente do Tartaristão, Rustam Minnikhanov. O rapaz tinha se casado em agosto com uma francesa. O chefe do Serviço de Segurança do Tartaristão, Alexander Antonov, também morreu no acidente. As informações foram confirmadas pelo vice-primeiro-ministro da república, Yury Kamaltynov.
Elina Artashinu, mulher do comentarista de televisão Roman Skvortsov e duas crianças também estão entre os mortos, segundo informações oficiais.
A lista com os nomes dos mortos está publicada no site do jornal russo "Komsomolskaia Pravda".
Os familiares das vítimas receberão uma indenização de US$ 61,2 mil (R$ 142 mil). Uma cerimônia em nome dos mortos foi marcada para a manhã desta segunda-feira (18), mas o local ainda não foi informado.
Explosão
Segundo o ministério, o avião se chocou contra a pista do aeroporto quando tentava voltar após abortar uma primeira tentativa de aterrissagem. Eram 19h25 do horário local (13h25 no horário de Brasília) quando, ao bater o bico na pista, o avião explodiu.O fogo foi apagado por equipes de bombeiros em menos de uma hora após o acidente. Segundo paramédicos que trabalhavam no resgate, só se via cinzas e pedaços de espuma na aeronave e ao seu redor.
Fontes do ministério trabalham com as hipóteses de que, entre tantas tentativas de aterrissagem, um dos tanques de combustível teria se rompido, causando a explosão. Falha dos pilotos ao aterrissar e falhas técnicas do avião também estão sendo consideradas.
Os pilotos Rustem Salikhova e Victor Gutsuliya, no entanto, eram considerados bastante experientes, informou o "Komsomolskaia Pravda"
Um comitê de investigação já foi montado para investigar as causas do acidente por determinação do presidente russo, Vladimir Putin, segundo o porta-voz do governo Dmitry Peskov.
Testemunhas que estavam no aeroporto durante o acidente disseram ter ouvido um grande estrondo junto de um tremor. Um ônibus que já estava na pista do aeroporto levando passageiros precisou retornar por causa da explosão.
A aeronave da Tatarstan opera há 23 anos e foi adquirida pela companhia por leasing, disse um porta-voz da companhia à agência russa Interfax. Em 1999, a companhia do Tartaristão começou a operar na Ásia e Europa, fazendo 40 rotas, de acordo com a descrição da companhia em seu site.
Acidentes aéreos recentes
Este não é o primeiro acidente envolvendo um Boeing-737 na Rússia. Em 18 de maio, um jato pertencente à companhia aérea UTair pegou fogo logo após aterrissar no aeroporto de Domodedovo, em Moscou. Apesar de a aeronave ter sido incendiada parcialmente, nenhum dos 136 passageiros ficou ferido.Em 30 de dezembro de 2012, um avião TU-204 da Red Wings Airlines se rompeu em várias partes tentar aterrissar no aeroporto Domodedovo, em Moscou. Cinco pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas, inclusive o motorista de um carro que foi atingido pela roda do avião. Apenas a tripulação estava a bordo do avião.
(Com agências internacionais)
Ampliar
18.nov.2013 - Pessoal dos serviços de emergência russo trabalha no aeroporto internacional de Kazan (Rússia), onde um acidente com um avião de passageiros Boeing 737 causou a morte das 50 pessoas a bordo, neste domingo (17). O jato do Tatarstan Airlines voando de Moscou para Kazan caiu no momento da aterrissagem, explodindo e matando os 44 passageiros e os seis tripulantes Divulgação/Ministério da Emergência russo/EPA/Efe}
Nenhum comentário:
Postar um comentário