domingo, 23 de março de 2008

Assessor de Segurança Nacional do Iraque diz que guerra vale a pena

23/03/2008 - 20h08

da France Presse, em Washington

O assessor de Segurança Nacional iraquiana, Mouaffak al Rubaie declarou neste domingo que a Guerra no Iraque "vale a pena", apesar de seu custo elevado em vida humanas, tanto americanas como iraquianas.

"O terrorismo internacional golpeia em todas as partes e eles elegeram o Iraque como campo de batalha, pelo que devemos enfrentá-los", disse al Rubaie à rede de televisão norte-americana CNN.

"Se não nos impormos, se não triunfarmos na guerra, estaremos condenados para sempre", acrescentou num discurso no qual apresentava condolências aos Estados Unidos pelo "dinheiro investido e o sangue derramado" no Iraque.

Desde 20 de março de 2003, o total de perdas humanas da coalizão liderada pelos Estados Unidos se eleva a 4.298, com 3.991 vítimas americanas, 175 britânicas e 133 membros de outros contingentes, segundo estimativa da agência de notícias France Presse.

Neste domingo mesmo, a violência deixou pelo menos 54 mortos ao longo do Iraque, segundo números atualizados, dos quais 18 eram civis que morreram em Bagdá: a chamada "zona verde" onde fica a embaixada dos Estados Unidos foi alvo de quatro lançamentos de obuses.

Segundo al Rubaie, no entanto, "os iraquianos verteram três vezes mais sangue que os americanos em relação ao número de mortes" e "quanto aos gastos". "O que queremos dizer é que os americanos não estão brigando sozinhos. Estamos com eles, e assumindo a liderança".

Nenhum comentário: